segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Como Comprar Imóvel a Vista Com Segurança

Como Comprar Imóvel a Vista Com Segurança

Neste artigo vamos conhecer todos os passos necessários para se comprar um imóvel a vista sem ter dor de cabeça e problemas futuros.

Depois de passar pela etapa de escolher o imóvel que deseja comprar o primeiro passo é fazer um contrato ou promessa de compra com o dono do imóvel a venda. Não importa se você está querendo comprar o imóvel de um amigo ou de um parente, o contrato de compra e venda é fundamental.


Tome muito cuidado com o seu lado emocional e com as pressões que o vendedor faz para que você feche logo o negócio. Coloque na cabeça que você não está com pressa. Quem tem pressa de vender é o vendedor, você não tem pressa de comprar já que a pressa é inimiga da perfeição.
Não se deixe envolver por pressões do vendedor ou do corretor que representa o vendedor, pois na maioria das vezes estas pressões são artificiais. A promessa de compra e venda é um documento que tem valor jurídico pois é um contrato particular.
Antes de fechar o negócio calcule cuidadosamente todos os custos que você terá com cartório, registro de imóveis, impostos como ITBI, IPTU, e outros que possam ser cobrados pela prefeitura da sua cidade.
Se você vendeu um imóvel e agora está comprando outro, veja se não existe a possibilidade da receita federal te cobrar 15% de imposto sobre a diferença do valor de compra do seu antigo imóvel e o valor de venda. Pode ser que você perceba, depois de todas estas contas, que não tem todo dinheiro necessário para comprar o imóvel e legalizar o mesmo.
Em caso de dúvida procure o contador ou a pessoa que faz sua declaração de imposto de renda.
Alguns documentos que você deve exigir, antes de comprar o imóvel a vista.
Certidão de Interdição Tutelar – Permite saber se o vendedor não perdeu seus direitos civis, uma pessoa com problemas mentais pode perder estes direitos. Esta certidão também indica pendências no imóvel
Documentos de Pessoa Jurídica - Se você está comprando o imóvel de uma pessoa jurídica solicite certidão negativa de débito CND junto ao INSS e certidão negativa de débitos e tributos federais junto a Receita Federal.
Documentos do Cônjuge - Se o dono do imóvel for casado é necessário tirar certidões do cônjuge e o mesmo deve estar de acordo com a venda, deve assinar todos os documentos, mesmo que o imóvel seja em nome de apenas um deles, sem o consentimento do casal a venda poderá ser anulada. O que não falta é casais com problemas conjugais tentando se desfazer de imóveis sem que o outro saiba. Tome cuidado.
Certidão de Ônus Reais – Este documento é emitido pelo cartório de registro de imóveis, somente ele é capaz de informar quem é o atual e verdadeiro dono do imóvel. Também informa se o imóvel pode ser vendido ou não, existem imóveis que não podem ser vendidos por estarem penhorados ou hipotecados. Esta certidão tem validade de 30 dias, não aceite certidão vencida. Este documento custa em média R$ 50,00, mas depende de cada localidade. Quem paga é o vendedor
Certidão Negativa de IPTU - Informa se o IPTU está pago até o ano anterior. Solicite o comprovante de pagamento do ano atual, se o pagamento não foi feito desconte o valor no preço do imóvel. Existem imóveis que precisam pagar foro e laudêmio e isto costuma ser indicado nesta certidão negativa do IPTU.
Certidão Negativa Vintenária – É um documento retirado no 9 Distribuidor de Imóveis da sua cidade e informa o histórico dos últimos 20 anos do imóvel, indica quem é o atual dono do imóvel, e se existe algum problema ou complicação passada como registro de hipoteca, penhora devido a alguma dívida do vendedor. Custa menos de R$ 40,00 e deve ser pago pelo vendedor
Distribuidor Cível – Indica se existe alguma ação judicial contra o vendedor como ação de cobrança, despejo, execução ou busca e apreensão. É necessário uma certidão para cada distribuidor de 1, 2, 3, 4 e 9. Cada uma custa de 35 a 40 reais, depende de cada localidade. O custo é do vendedor. Em muitos estados estas informações podem ser consultadas gratuitamente na Internet.
Justiça Federal – Pelo site www.jf.gov.br  você pode verificar se o vendedor tem dívidas junto ao INSS e Imposto de Renda. A consulta é grátis.
Justiça do Trabalho – É comum a Justiça do Trabalho usar imóveis como garantia de pagamento de obrigações judiciais. Por isto é necessário verificar se o vendedor tem processos trabalhistas. Este documento é emitido pela Justiça do Trabalho. O custo é do vendedor.
Receita Federal - Através do site da receita em www.receita.fazenda.gov.br você pode verificar se existe cobranças que não tenham sido encaminhadas ao Judiciário, como débitos relativos ao Imposto de Renda.
Condomínio – Na compra de imóveis em condomínios solicite documento que comprove que o pagamento do condomínio e das taxas extras estão em dia. Você também pode manter contato direto com o síndico ou administrador do condomínio.
Espero que você tenha considerado este boletim informativo como uma experiência de aprendizado interessante. Obrigado...

Ricardo Severini - Creci MGF 0024655
Andréa Severini - Creci MGF 0024652

Então, se você está procurando mais informações sobre as imóveis, ou quer saber como encontrar em Poços de Caldas, MG o imóvel dos seus sonhos, em seguida, ir para: http://www.severiniimoveis.com.br - Ou muito melhor visite a sede da empresa, que está localizada:


Severini Properties – Consultoria Imobiliária – Creci 2891 J
Rua Rio Grande do Sul, 569
Centro
Poços de Caldas, MG
CEP 37701-740
Brasil

Fone: (35) 3722 6556 - Escritório
Fone: (35) 9102 8951 - Ricardo
Fone: (35) 9146 6242 – Andréa

ricardo@severiniproperties.com
Andréa Severini, formada em administração de empresa, bilíngue, já trabalhou para grandes empresas na área de marketing internacionalmente.

Através de suas inúmeras viagens desenvolveu uma verdadeira paixão por arquitetura, decoração e principalmente propriedades.

A sua imobiliária é reconhecida sempre a oferecer aos seus clientes o imóvel de seus sonhos. Andréa trabalha com seu irmão e parceiro Ricardo Severini em realizar este objetivo.

Ricardo Severini, formado em Comercio Exterior, bilíngue, já trabalhou para grandes empresas na área de “Real Estate” (imóveis) internacionalmente.

Através de seus inúmeros trabalhos no exterior, em mais de 33 países com quem já trabalhou e visitou Ricardo já ganhou vários prêmios no exterior como melhor diretor de vendas para o Caribe, Florida, e Itália.

http://www.severiniimoveis.com.br - A sua imobiliária é reconhecida Internacionalmente sempre a oferecer aos seus clientes o imóvel de seus sonhos. Ricardo trabalha com sua irmã Andréa Severini em realizar este objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário